Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – Tudo o que Você Precisa Saber
Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – Tudo o que Você Precisa Saber
Blog Article
A doença gonocócica é uma das DSTs mais frequentes no mundo, atingindo inúmeras pessoas anualmente. Originada pela agente patogênico Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode afetar indivíduos de ambos os sexos, e, se não diagnosticada e tratada, pode levar a danos à saúde. Neste conteúdo, exploraremos os principais sintomas, meios de contágio, identificação da doença e maneiras de combate da gonorreia.
O que é a Gonorreia?
Essa infecção é uma patologia infecciosa que compromete especialmente as mucosas do sistema genital, incluindo canal urinário, colo do útero, ânus e orofaringe. Embora tenha tratamento acessível, a demora no diagnóstico pode levar a complicações sérias.
Principais Sintomas da Gonorreia
Os sinais da infecção podem variar conforme o indivíduo, e, em alguns casos, a doença pode não apresentar sintomas. Quando presentes, os principais sinais são:
Nos Homens:
Secreção amarelada ou esverdeada pelo pênis
Desconforto ao urinar
Dor ou inchaço nos testículos
Inflamação na região da uretra
Manifestações Femininas:
Secreção anormal na vagina
Dor ao urinar
Perda de sangue inesperada
Sensação dolorosa na penetração
Desconforto na região pélvica
Sintomas Adicionais:
A gonorreia também pode afetar a garganta, provocando irritação e desconforto, podendo acometer os olhos e o ânus, provocando sintomas como coceira e secreção anormal.
Como a Gonorreia é Transmitida?
O meio mais comum de contágio se dá através de relações sem proteção, incluindo diferentes tipos de contato íntimo. Outro fator relevante, a infecção pode ser transmitida de mãe para filho, podendo causar problemas ao bebê, como infecção ocular grave.
Diagnóstico da verifique aqui Gonorreia
A confirmação da infecção pode ser feito através de exames laboratoriais, incluindo:
Exame de análise urinária: avalia a existência da infecção na urina.
Coleta de secreção genital: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Exame de PCR: método mais preciso para detectar a infecção.
Abordagens Terapêuticas e Preventivas
A gonorreia é tratável com antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. No entanto, considerando a evolução da resistência bacteriana, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para garantir a eliminação da bactéria.